sábado, 9 de abril de 2016

9 DE ABRIL - FLORA PEREIRA

EFEMÉRIDEFlora Pereira, fadista portuguesa, nasceu em 9 de Abril de 1929. Morreu em Lisboa no dia 9 de Abril de 2008.
Iniciou-se como cançonetista na Emissora Nacional, tendo chamado a atenção dos críticos no programa “Comboio das Seis e Meia”. Na década de 1950, começou a cantar fado profissionalmente e, mais tarde, integrou a lista de fadistas que colaboraram na festa de homenagem a Alfredo Marceneiro, juntando-se a Berta Cardoso, Hermínia Silva, Max, Fernando Farinha, Lucília do Carmo, Maria Teresa de Noronha e Argentina Santos.
A partir daí, integrou o elenco de várias casas de fado e, entre os seus êxitos discográficos, surgiram fados que se tornaram muito populares; como “Antes Só” e “Sou tua”.
Na casa de fados Nónó, no Bairro Alto, e noutras, cantou com fadistas das gerações mais novas, como Hélder Moutinho. Trabalhou especialmente com o poeta José Luís Gordo e com o editor discográfico Emílio Mateus.
No dia em que completou 79 anos, Flora Pereira foi encontrada sem vida na sua residência em Lisboa. O corpo seguiu para a Igreja do Santo Condestável, onde foi rezada uma missa de corpo presente, realizando-se mais tarde o funeral para o Cemitério de Benfica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...