segunda-feira, 16 de maio de 2016

16 DE MAIO - BETTY CARTER

EFEMÉRIDEBetty Carter, de seu verdadeiro nome Lillie Mae Jones, cantora de jazz norte-americana, nasceu em Flint (Michigan) no dia 16 de Maio de 1929. Morreu em Brooklyn, em 26 de Setembro de 1998. Era conhecida pela sua técnica de improvisação e por algumas “habilidades” musicais complexas que demonstravam o seu talento vocal e a interpretação imaginativa das letras e melodias.
Cresceu em Detroit, onde o pai dirigia um coro de igreja. Estudou piano no conservatório. Ganhou um concurso e passou a actuar com frequência em clubes locais, onde cantava e tocava piano. Aos 16 anos, cantou com Charlie Parker e, mais tarde, com Dizzy Gillespie e Miles Davis.
Betty melhorou ainda as suas capacidades, durante uma tournée que fez com Lionel Hampton, no fim dos anos 1940. Na década seguinte, gravou com King Pleasure e com o Ray Bryant Trio. A primeira gravação, já com o seu nome artístico, foi “Out There with Betty Carter”, lançada em 1958 pela editora Peacock.
A sua carreira abrandou um pouco nos anos 1960/70, apesar de ter feito uma série em duo com Ray Charles, que lhe trouxe a consagração popular (1961). Em 1963, fez uma tournée pelo Japão com Sonny Rollins. Durante este período, gravou para várias editoras, mas não ficou satisfeita com os resultados. 
Em 1970, fundou a sua própria editora (Bet-Car), através da qual viriam a ser lançadas algumas das suas gravações mais célebres, como o álbum duplo “The Audience with Betty Carter” (1980).
Em 1987, assinou um contrato com a gravadora Verve, que relançou em CD a maioria dos seus álbuns gravados na Bet-Car, levando-os assim a um público muito mais vasto. No ano seguinte, ganhou um Grammy Award, com o álbum “Look What I Got!”.
No último decénio da sua vida, recebeu o reconhecimento oficial que merecia. Em 1994, actuou na Casa Branca. Em 1997, recebeu a Medalha das Artes que lhe foi entregue pelo presidente Bill Clinton. Betty manteve-se activa até ao seu falecimento em 1998, vítima de cancro no pâncreas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...