sexta-feira, 20 de maio de 2016

20 DE MAIO - ROGER MILLA

EFEMÉRIDE Roger Milla, de seu verdadeiro nome Albert Roger Mooh Miller, futebolista dos Camarões, nasceu em Yaoundé no dia 20 de Maio de 1952.
Começou jogar aos treze anos no Eclair de Douala. Cinco anos depois, disputou o Campeonato Nacional defendendo as cores dos Léopards de Douala, sendo campeão em 1972 e 1973. Representou seguidamente o Tonnerre KC de Yaoundé. Recebeu a Bola de Oiro em 1976, antes de partir para a Europa.
Jogava em França desde 1977 no Valenciennes FC, já competira nos Mundiais de 1982, mas foram os Mundiais de Itália de 1990 que lhe abriram as portas da fama. Notabilizara-se entretanto no SC Bastia, marcando o golo que daria a este clube a vitória na Taça de França em 1981.  
Já antevia a sua retirada dos estádios, quando foi chamado à selecção em 1990. Jogava então no JS Saint-Pierroise, na ilha da Reunião, onde acabava de se sagrar campeão.
Senhor de grande técnica e famoso pelo modo como comemorava os seus golos, foi um dos jogadores mais em destaque nos Mundiais de 1990 em Itália, levando a Selecção dos Camarões até aos quartos de final, facto inédito até então, pois nenhuma selecção africana chegara tão longe. O país já tinha surpreendido na estreia, ao derrotar a Argentina, detentora do título. Milla fez quatro golos, comemorando-os sempre com uma dança, em que se agarrava à bandeirola de canto.
Deixou de pensar na reforma, regressando ao Tonnerre de Yaoundé, onde esteve durante quatro épocas. Entretanto, não jogou pela selecção. Porém, quando os Camarões foram de novo qualificados para os Mundiais a realizar nos Estados Unidos (1994), Roger foi novamente seleccionado.
Entrou assim definitivamente para a história dos Mundiais de Futebol, tornando-se o atleta mais velho a disputar o torneio (42 anos). Este recorde só seria batido em 2014, pelo guarda-redes colombiano Faryd Mondragón (43 anos).
Roger Milla fechou de vez a sua longa carreira em 1997, aos 45 anos, representando o Putra Samarinda da Indonésia.
Até hoje Roger Milla é uma referência no futebol africano, sendo chamado pelos seus conterrâneos de “Excelência” sempre que é nomeado. Tem também a nacionalidade francesa. Reside actualmente em Yaoundé, mas as suas funções de embaixador itinerante levam-no a viagens frequentes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...