terça-feira, 24 de maio de 2016

24 DE MAIO - JIM BROADBENT

EFEMÉRIDE – James “JimBroadbent, actor britânico, nasceu em Lincoln no dia 24 de Maio de 1949. Entre os prémios que já recebeu, salienta-se um Oscar, um Globo de Ouro e um BAFTA, todos em 2002.
É filho de uma escultora e de um artista e designer de interiores. Os pais eram actores amadores e foram co-fundadores da Companhia Teatral Holton. James teve uma irmã gémea que morreu à nascença.
Estudou na Leighton Park School, dedicando-se igualmente às Artes, antes de se transferir para a Academia Londrina de Música e Artes Dramáticas. Formou-se em 1972 e foi trabalhar para o Teatro Nacional Real e para a Companhia Real Shakespeariana. Em 1976, protagonizou o épico “Illuminatus”, de Ken Campbell, uma peça pós-moderna cuja apresentação durava quase doze horas. Trabalhou igualmente num grupo de comédia, no Teatro Nacional de Brent.
Iniciou-se no cinema no fim dos anos 1970, mas só ao virar de século começou a conhecer a celebridade, recebendo a Taça Volpi de Melhor Actor em Veneza (1999) e o Oscar de Melhor Actor Secundário em 2002.
Passou então a ser escolhido para grandes produções, como “Moulin Rouge” de Baz Luhrmann. A partir de 2009, entrou em vários filmes da saga de “Harry Porter”. No princípio de 2012, fez “A Dama de Ferro”, interpretando o papel de esposo de Margaret Thatcher.
Jim Broadbent é o presidente honorário do Lindsey Rural Players. É casado com a pintora Anastasia Lewis.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...