quarta-feira, 25 de maio de 2016

25 DE MAIO - KLAUS MEINE

EFEMÉRIDEKlaus Meine, cantor e compositor alemão, integrante da banda Scorpions, nasceu em Hanôver no dia 25 de Maio de 1948. Canta desde os nove anos. Apesar de não ser o fundador do grupo, ele é o seu membro mais famoso.
Klaus foi vocalista e guitarrista de duas bandas, The Mushrooms e Copernicus, ainda nos anos 1960, antes de ingressar nos Scorpions.  
Quando era adolescente, ouvia muito rock das décadas 1950/60, principalmente dos Beatles, o que o influenciou a cantar, a tocar e a criar a sua primeira banda, The Mushrooms.
A sua carreira nos Scorpions começou quando conheceu Rudolf Schenker, fundador da banda – em 1965 – juntamente com o seu irmão Michael. Ao lado de Rudolf, Klaus Meine nunca deixou os Scorpions e, juntamente com ele, tem sido o responsável pela maioria das composições do grupo.
Os Scorpions passaram os sete primeiros anos de carreira a tentar conquistar o público em bares locais, vindo a gravar o seu primeiro disco em 1972.
Klaus e Rudolf reformularam os Scorpions. Com a entrada do guitarrista Ulrich Roth, fizeram grande sucesso na Europa graças aos álbuns que lançaram.
Em 1981, Klaus perdeu a voz depois da Animal Magnetism Tour, como consequência do aparecimento de nódulos nas cordas vocais. Chegou a pensar em abandonar a banda ou suicidar-se, com receio de não poder voltar a cantar. Foi então que Meine recebeu a maior prova de amizade dos seus companheiros, que aguardaram a sua recuperação da delicada cirurgia a que foi submetido.
Após consultar outro especialista sobre o seu problema, Klaus Meine foi aconselhado a pôr de lado a carreira. Recorreu então à ajuda de um famoso cirurgião de Viena, que tratava cantores de ópera, passando por duas novas cirurgias e um treino vocal intenso. O tratamento foi tão eficiente que ele regressou com uma amplitude vocal ainda maior da que tinha antes.
Três anos depois das cirurgias e do tratamento, Klaus Meine gravou “Still Loving You”, um dos hinos do rock mundial, grande sucesso até hoje (álbum “Love at First Sting”).
Colaborou com o tenor espanhol Josep Carreras (2014), numa versão de “Wind of Change”, um dos maiores êxitos dos Scorpions, tendo também várias actuações com outros cantores. Klaus Meine, além de cantar, toca instrumentos como o violão, a viola de 12 cordas, guitarras eléctricas e acústicas.
Com mais de 50 anos de carreira, gosta de ler biografias, de praticar desporto, de viajar e de conduzir carros de alta cilindrada. Sente-se motivado face a novos desafios. É casado com Gabi Meine, que conheceu depois de um show em 1972. Na época, ela tinha apenas 16 anos, tendo-se casado em 1977. Têm um filho nascido em 1985. Em 2009, foi nomeado embaixador da Fundação Internacional de Leucemia Josep Carreras e colabora assiduamente com organismos humanitários, como a Unicef, entre outros. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...