sexta-feira, 27 de maio de 2016

27 DE MAIO - CILLA BLACK

EFEMÉRIDECilla Black, de seu verdadeiro nome Priscilla Maria Veronica White, cantora, animadora e apresentadora britânica, um dos rostos mais populares da TV no Reino Unido durante os seus 50 anos de carreira, nasceu em Liverpool no dia 27 de Maio de 1943. Morreu na sua casa de Estepona em Espanha, perto de Marbella, em 1 de Agosto de 2015. Cilla também é reconhecida como a segunda maior estrela a emergir de Liverpool depois dos Beatles.
Quando era criança, foi encorajada pelos pais a começar a cantar e, nos anos 1960, determinada a entrar para o show business, aceitou um emprego no famoso Cavern Club em Liverpool, onde os Beatles tocavam regularmente. Ela conseguiu impressioná-los e ali começou a sua carreira, com apresentações de improviso.
Foi o início de uma longa amizade com os Beatles. John Lennon convenceu Brian Epstein a gerir a carreira de Cilla, prometendo algumas composições suas e de Paul McCartney para ela gravar.
O sucesso de Cilla Black só viria, porém, um ano depois, em 1964, quando gravou “Anyone Who Had a Heart” de Burt Bacharach e Hal David. Outras das suas canções mais conhecidas, e que a tornaram famosa em todo o mundo, foram “You're My World”, “Alfie” e “Step Inside Love”.
Continuou sempre a gravar e a apresentar programas de televisão. Durante muitos anos, foi extremamente popular em Inglaterra, sendo condecorada com a Ordem do Império Britânico em 1993.
Em 2014, a Academia Britânica de Cinema e Televisão concedeu-lhe um prémio especial, considerando-a um “ícone”. Uma mini-série sobre o inicio da sua carreira foi produzida e exibida pelo canal ITV em Setembro de 2014.
Entre 1964 e 1971, teve onze discos nos hit-parades britânicos, dos quais dois em nº 1. Ela foi a apresentadora melhor paga da história da televisão britânica, em 1980/90. 
Ao completar 50 anos de carreira, a editora EMI lançou “Completely Cilla: 1963-1973”, um conjunto de 5 CD com 139 gravações e um DVD com as suas raras actuações na BBC.
Foi casada durante mais de trinta anos com o seu manager, Bobby Willis, até à morte deste em 1999. Tiveram três filhos. Cilla Black foi sepultada em Liverpool, sua terra natal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...