sábado, 28 de maio de 2016

28 DE MAIO - MAYA ANGELOU

EFEMÉRIDEMaya Angelou, de seu verdadeiro nome Marguerite Ann Johnson, actriz, escritora e activista política norte-americana, morreu em Winston-Salem, no dia 28 de Maio de 2014. Nascera em St. Louis, em 4 de Abril de 1928.
Passou grande parte da infância com a avó paterna. Quando tinha 8 anos, foi violada pelo namorado da mãe, que viria a ser assassinado. A pequena Marguerite ficou a sofrer de mudez durante algum tempo. Graças à ajuda de uma amiga da avó, recuperou a fala e ganhou o gosto pelos estudos e pela literatura.
Na década de 1950, quando surgiu com o pseudónimo “Maya Angelou”, afirmou-se como actriz, cantora e dançarina em várias montagens teatrais que percorreram o país. Nos anos 1960, tornou-se amiga de Martin Luther King Jr. e de Malcolm X, trabalhando para o Movimento de Direitos Cívicos. Ainda na década de 1960, viajou por África, como jornalista e professora, ajudando vários movimentos de independência africanos. Em 1970, publicou o seu primeiro livro, “I Know Why the Caged Bird Sings”, sendo nomeada para o Pulitzer Prize de Poesia no ano seguinte.
Angelou teve uma carreira longa e muito variada. Actuou na peça de Jean Genet, “The Blacks” e na aclamada série “Roots”, que ganhou um Emmy. Escreveu vários trabalhos autobiográficos.
Em 1993, leu um dos seus poemas, “On the Pulse of Morning”, na tomada de posse de Bill Clinton como presidente, o que constituiu um dos pontos altos da sua carreira. Foi professora de História Americana na Wake Forest University, na Carolina do Norte. Fez também longas viagens e proferiu palestras em vários locais. Além de inglês, falava francês, espanhol, italiano e árabe.
Angelou foi encontrada morta em casa pela sua enfermeira. Embora lhe tivesse sido diagnosticada uma grande fraqueza e de ter cancelado vários eventos que estavam agendados, estava a trabalhar noutro livro – uma autobiografia sobre as suas experiências com líderes nacionais e mundiais.
Após o falecimento, foi alvo de várias homenagens populares, com a participação de artistas famosos, de Oprah Winfrey, de Michelle Obama, de pessoas ligadas ao entretenimento, de Bill Clinton e de Barack Obama.
Em 2015, um selo postal dos Estados Unidos foi dedicado a Maya Angelou. Alguns dos seus livros fazem parte dos programas em escolas norte-americanas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...