domingo, 8 de maio de 2016

8 DE MAIO - JOHN FANTE

EFEMÉRIDEJohn Fante, romancista, ensaísta e guionista norte-americano, filho de imigrantes italianos, morreu em Woodland no dia 8 de Maio de 1983, Nascera em Denver, em 8 de Abril de 1909.
Foi educado em Boulder e esteve por três vezes, entre 1927 e 1929, na Universidade do Colorado, sem contudo concluir qualquer curso. Mudou-se para a Califórnia, quando tinha 20 anos, trabalhando numa fábrica de conservas de peixe. Gostava de ler e os seus autores preferidos eram Dostoïevski, Nietzsche, Jack London e Sinclair Lewis, entre outros.
Começou a escrever em 1929, tendo o seu primeiro conto sido publicado na revista “The American Mercury” em 1932. O seu primeiro romance foi publicado em 1938.
Fante é sobretudo conhecido pela sua obra “Pergunte ao Pó” (1939), um romance semi-autobiográfico que se desenrola na década de 1930 e conta a história do aspirante a escritor Arturo Bandini, um ítalo-americano amargo que cresce em plena recessão americana e tenta ganhar a vida como operário. Foi o terceiro livro de uma série de quatro romances, publicados entre 1938 e 1985, que agora são chamados colectivamente “O Quarteto Bandini”. O livro “Pergunte ao Pó” foi adaptado ao cinema em 2006.
Fante escreveu muitos livros, contos e guiões, incluindo o do filme de 1957 “Full of Life”, baseado no livro homónimo de 1952. Outros guiões notáveis, escritos em co-autoria, incluem as películas de 1962 “Walk on the Wild Side” e “The Reluctant Saint”, assim como um filme de 1968 feito para a televisão – “Something for a Lonely Man”.
Em 1955, foi-lhe diagnosticada a diabetes, doença que o deixaria cego em 1978. Ainda assim, ditou a sua esposa o seu último livro, “Sonhos de Bunker Hill”. Morreu aos 74 anos. Um dos sues quatro filhos, também escritor, Dan Fante, escreveu um romance sobre a morte do pai, intitulado “Chump Change”.
Figura de excessos e provocações, John Fante é hoje considerado um escritor de primeira ordem e um precursor da Geração Beat. Em 2000, foi publicada a sua biografia da autoria de Stephen Cooper.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...