sábado, 11 de junho de 2016

11 DE JUNHO - DAI VERNON

EFEMÉRIDEDai Vernon, de seu verdadeiro nome David Frederick Wingfield Verner, famoso ilusionista canadiano do século XX, nasceu em Ottawa no dia 11 de Junho de 1894. Morreu em Hollywood, em 21 de Agosto de 1992. A sua especialidade eram os truques feitos de perto (close-up), especialmente com cartas. Foi um dos mágicos que mais contribuiu para o desenvolvimento desta modalidade e, sem dúvida, deixou o seu nome inscrito na história do ilusionismo.
Foi um bom desportista durante a sua juventude e ainda um melhor mágico, pois desde cedo já demonstrava as suas habilidades em diversas festas.
Mudou-se para Nova Iorque em 1913, com 19 anos de idade, e logo se tornou conhecido dos mágicos locais, dos quais se tornou amigo.
O famoso Harry Houdini lançou um desafio. Poderia descobrir o segredo por trás de qualquer truque, se ele fosse feito na sua frente três vezes seguidas. Vernon aceitou a aposta e executou um truque, repetindo-o sete ou oito vezes. Houdini não conseguiu entendê-lo. A partir desse dia, Vernon ficou a ser conhecido como “O homem que enganou Houdini”. Anos mais tarde, seria também conhecido como “O professor”. Ele era muito querido e admirado por todos, mesmo pelos colegas, em virtude do seu charme e da sua modéstia.
Muito mágicos de hoje tiveram aulas com “O professor”. Um livro sobre a sua vida, “The Vernon Chronicles – Dai Vernon a Magical Life”, foi publicado em 1992, precisamente o ano da sua morte, aos 98 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...