quinta-feira, 16 de junho de 2016

16 DE JUNHO - PEDRO MASCARENHAS

EFEMÉRIDEPedro Mascarenhas, militar, descobridor, diplomata e administrador colonial português, 6º vice-rei da Índia Portuguesa, morreu em Goa no dia 16 de Junho de 1555. Nascera em Mértola, em 1484.
Pedro Mascarenhas foi o primeiro europeu a descobrir a ilha de Diego Garcia, no Oceano Índico (1512). Encontrou também as Maurícias, embora possa não ter sido o primeiro descobridor português a fazê-lo. Com efeito, em expedições anteriores, Diogo Dias e Afonso de Albuquerque, juntamente com Diogo Fernandes Pereira, podem ter encontrado as ilhas, se bem que não esteja confirmado.
Serviu como capitão-mor em Malaca, na Malásia (1525/26). Em 1528, o explorador Diogo Rodrigues nomeou as ilhas da Reunião, Maurícias e Rodrigues como arquipélago Mascarenhas, em sua homenagem.
Foi embaixador de Portugal na Santa Sé, onde desenvolveu esforços – junto do papa Paulo III – para a ida de jesuítas para as missões na Índia, a pedido do rei D. João III. Em Março de 1540, finda a sua missão, regressou a Portugal, juntamente com Francisco Xavier.
Em 1554, foi nomeado vice-rei da Índia Portuguesa, com sede em Goa, cargo que ocupou até à sua morte em 1555.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...