quinta-feira, 2 de junho de 2016

2 DE JUNHO - AMÁLIA LUAZES

EFEMÉRIDEAmália Luazes, professora, pedagoga e escritora portuguesa, nasceu no Porto em 2 de Junho de 1865. Morreu em Lisboa no dia 24 de Dezembro de 1938. Diplomada pela Escola Normal do Porto, obteve elevadas classificações durante o seu curso.
Logo que terminou o curso em 1886, foi colocada na Escola Complementar Oficial de Valença do Minho. Fez parte do Júri de Exames ao Magistério Primário em Braga. Em 1890, exerceu o magistério na Escola Primária Oficial em Oeiras e, no ano seguinte, na de Sacavém, tendo transitando, em 1895, para a do Lumiar.
Em 1901, em comissão de serviço, foi colocada na Escola Protectora das Crianças, tendo – em 1903 – ingressado no quadro dos professores da Escola nº 39, em Lisboa. Ainda em 1901, iniciou os cursos nocturnos para operários, regendo gratuitamente, durante três anos, os cursos dispensados em Alcântara e na Escola nº 39.
Tomou parte em todos os Congressos Pedagógicos que se reuniram então, defendendo teses acerca da educação da mulher e da extinção do analfabetismo. Em 1910, foi nomeada professora da Escola Normal de Lisboa, onde prestou relevantes serviços até 1917. Em 1916, fundou o Instituto do Professorado Primário Oficial Português (Secção Feminina). Foi directora da Secção Feminina desde a sua fundação até 26 de Julho de 1935, data em que se reformou por ter atingido o limite de idade. Em 1919, foi nomeada professora das Escolas Primárias Superiores. Em 1926, fundou o Instituto do Professorado Primário Oficial Português (Secção Masculina).
Publicou vários livros, entre os quais “Método Legográfico Luazes”, “Contos para os nossos Netos”, “A Escola da Vida” (adquirido pelo governo para prémios aos alunos das escolas primárias oficiais) e “Leituras Instrutivas”.  
Todos os seus livros acerca do Ensino foram premiados na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil no Rio de Janeiro em 1922/23 e na Exposição Internacional de Barcelona em 1929.
Foi condecorada com o grau de Oficial da Ordem da Instrução Pública em Abril de 1931 e com a Medalha de Mérito da Cruz Vermelha Portuguesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...