sábado, 25 de junho de 2016

25 DE JUNHO - YANN MARTEL

EFEMÉRIDEYann Martel, escritor canadiano, nasceu em Salamanca, Espanha, no dia 25 de Junho de 1963. É famoso sobretudo por ser o autor do livro “A vida de Pi”, cuja versão original inglesa ganhou o Man Booker Prize for Fiction.
O pai encontrava-se em Salamanca a fazer um doutoramento, quando Yann nasceu. Tornou-se depois professor e diplomata, o que levou a família a viver em França, na Costa Rica, no México, no Alasca e no Canadá.
Em 1981, Yann Martel obteve o bacharelato no Trinity College School em Port Hope (Ontário). Estudou depois Filosofia na Universidade de Trent em Peterborough.
Viajou muito, com estadias mais longas no Irão, na Turquia e na Índia. Iniciou a sua carreira literária aos 29 anos. Publicou o seu primeiro livro em 1993 (“Seven Stories”). Os países por onde viajou influenciaram a sua escrita e deram-lhe o material necessário para redigir “A Vida de Pi” (2001).
A partir de Setembro de 2003, na qualidade de “convidado da biblioteca pública”, passou um ano em Saskatoon, onde continuou depois a residir. 
A sua obra mais conhecida, “A Vida de Pi”, foi adaptada ao cinema pelo realizador Ang Lee, num filme que foi visto em salas do mundo inteiro a partir do final de 2012.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...