domingo, 26 de junho de 2016

26 DE JUNHO - FILIPE FERRER

EFEMÉRIDEFilipe Ferrer, de seu verdadeiro nome Luís Filipe Martins Lopes do Rosário, actor e encenador português, morreu em Lisboa no dia 26 de Junho de 2007. Nascera em Faro, em 25 de Agosto de 1936.  
Estudou no liceu da capital algarvia e no Colégio de Santo Tirso, onde iniciou a sua carreira artística aos 13 anos, tendo aí estudado declamação e teatro. Mais tarde, viajou para Brasil, Paris e Londres.
De regresso a Portugal a partir da década de 1980, participou em mais de 60 filmes para cinema, nomeadamente “Camarate” e “A Bomba” (ambos de 2001); entrou em 15 telenovelas e séries de televisão, como por exemplo “Casino Royal”, “Médico de Família”, “Repórter X” (1987), “Querido Lilás” (1987) ou “Bocage” (2006).
Realizou filmes publicitários e reportagens para a RTP; fez pelo menos 14 peças de teatro para palco e para televisão, salientando-se “As Pestanas de Greta Garbo”, um “one-man-show” original «sobre a história secreta de alguns rapazes e raparigas» da sua geração, «nascidos em Portugal, em meados dos anos 1930».
Foi director de vários grupos amadores de teatro e actuou em companhias tão distintas como a Companhia Nacional de Teatro, o Teatro do Nosso Tempo e a Casa da Comédia.
Faleceu no Hospital Curry Cabral aos 70 anos de idade, vítima de doença prolongada, numa altura em que planeava regressar em definitivo à sua terra natal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...