terça-feira, 28 de junho de 2016

28 DE JUNHO - GIOVANNI DELLA CASA


EFEMÉRIDEGiovanni della Casa, clérigo e literato italiano da Renascença, nasceu em Mugello no dia 28 de Junho de 1503. Morreu em Roma, em 14 de Novembro de 1556.
Estudou em Bolonha e Florença, sob a orientação de Ubaldino Bandinelli e de Lodovico Beccadelli. Foi depois para Pádua, iniciando – por volta de 1532 – a sua carreira eclesiástica em Roma. Pelo seu brilhantismo, ganhou a protecção de Alexandre Farnèse.
 O papa Paulo III nomeou-o núncio para Florença e depois para Nápoles, onde fez sucesso como orador. Foi elevado ao arcebispado de Benevento em 1544 e foi seguidamente núncio apostólico na república de Veneza.
Giovanni della Casa era conhecido pela sua vida mundana. Em Veneza, encontrou o lugar ideal para as suas aspirações. O seu palazzetto sobre o Grande Canal tornou-se um local de encontro para a nobreza veneziana, artistas, poetas e letrados. Foi em Veneza que redigiu muitos dos seus poemas e tratados.
Caiu em desgraça depois da morte do seu protector Alexandre Farnèse e da eleição do papa Júlio III. Retirou-se em Nervesa, onde continuou a escrever. Alguns escritos licenciosos da juventude tinham-lhe barrado a via cardinalícia.
A sua obra poética liderou uma reacção ao modelo de Petrarca, introduzindo um novo senso de nervosidade e majestade, embora com menor suavidade e elegância. A sua prosa granjeou-lhe fama em vida, que perdurou para além da morte.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...