quinta-feira, 30 de junho de 2016

30 DE JUNHO - VINCENT D'ONOFRIO

EFEMÉRIDEVincent Phillip D'Onofrio, actor norte-americano, nasceu em Brooklyn no dia 30 de Junho de 1959.
De origem italiana, tem a reputação de ser um actor versátil (sendo por isso conhecido como O Camaleão), o que pode ser comprovado pela variedade de papéis que já desempenhou na sua carreira e que incluem um padre, um ex-actor porno e bissexual, um serial-killer, um sequestrador, um alienígena espacial, um líder radical dos anos 1960, um detective, um escritor, etc.
Estudou no Actors Studio e no American Stanislavski Theatre. Estreou-se na Broadway em 1984, com a peça “Open Admissions”. No cinema, tornou-se conhecido a partir da sua actuação em “Nascido para matar”, filme realizado por Stanley Kubrick. Para viver o personagem deste filme, D'Onofrio engordou mais de 30 quilos.
Foi nomeado para os Independent Spirit Awards na categoria de Melhor Actor, pelo seu papel em “Um anjo de mulher” (1993), e para os MTV Movie Awards na categoria de Melhor Vilão, pela sua actuação em “A Cela” (2000). Protagonizou a série “Law & Order: Criminal Intent”, fazendo o papel de detective (2001).
Desde 2015, integra a série “Daredevil” produzida pelos Marvel Studios para o Netflix.
Foi casado com Greta Scacch, de 1989 a 1993, tendo um filho. Tornou a casar-se, em 1997, com Carin van der Donk, divorciando-se em 2003. Reconciliaram-se posteriormente, tendo tido dois filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...