domingo, 5 de junho de 2016

5 DE JUNHO - LUÍS FILIPE

EFEMÉRIDELuís Filipe Duarte Ferreira da Silva, actor e dobrador português, nasceu em Nova Lisboa (actual Huambo, Angola) no dia 5 de Junho de 1973.
Concluiu o curso de Teatro e Formação de Actores na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e frequentou o curso de Formação de Actores no Instituto de Investigação e Criação Teatral.
No teatro, interpretou autores como Gil Vicente, Mia Couto e William Shakespeare, tendo trabalhado com os encenadores Adolfo Gutkin (Teatro da Trindade), Rogério de Carvalho, Geraldo Touché, Francisco Salgado, Carlos J. Pessoa (Teatro da Garagem), Laila Ripol (Festival de Teatro do Outono - Madrid) e Miguel Seabra (Teatro Meridional).
No cinema, já foi dirigido pelos realizadores Nuno Simões, Rita Nunes, António Pedro Vasconcelos (“Os Imortais”), Leonel Vieira (“Um Tiro No Escuro”), Mário Barroso (“O Milagre Segundo Salomé”), Margarida Cardoso (“A Costa dos Murmúrios”), Tiago Guedes e Frederico Serra (“Coisa Ruim”) e Luís Filipe Rocha (“A Outra Margem”).
Na televisão, destaca-se o filme “Teorema de Pitágoras” de Gonçalo Galvão Telles e as séries “A Ferreirinha”, realizada por Jorge Paixão da Costa, e “João Semana” de João Cayatte, ambas para a RTP1. Desempenhou também um papel na série “Equador” (baseada no romance homónimo de Miguel Sousa Tavares), uma grande produção da TVI.
Faz regularmente dobragens para desenhos animados. Entre 1997 e 2016, protagonizou mais de cinquenta filmes e séries televisivas.
Tem como companheira a actriz espanhola Nuria Mencía, com quem teve uma filha em Março de 2011.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...