segunda-feira, 6 de junho de 2016

6 DE JUNHO - JOAQUIM ROSA

EFEMÉRIDEJoaquim Rosa, actor português, nasceu em Évora no dia 6 de Junho de 1926. Morreu em Lisboa, em 24 de Fevereiro de 2016. Teve uma notável carreira, construída sobretudo no teatro.
Fez parte do TEL – Teatro Estúdio de Lisboa, onde participou na peça “Thomas Moore” de Robert Bolt, com Helena Félix, Baptista Fernandes e Filipe Ferrer, entre outros.
Com texto e direcção de Luzia Maria Martins, entrou em “Quando A Banda Tocar”, contracenando com Cremilda Gil, Augusto Leal e Helena Félix.
Foi um dos fundadores do CENDREV, companhia profissional de Évora formada após o 25 de Abril de 1974. Richard Demarcy dirigiu o primeiro espectáculo no Centro Cultural de Évora, criado em Janeiro de 1975: “A Noite de 28 de Setembro”, com interpretação de João Lagarto, Mário Barradas, Luís Jacobety, Joaquim Rosa, Avelino Bento, José Caldeira, Zita Caldeira, Teresa Gonçalves, Maria Santos e Luís Varela. Na mesma companhia, Joaquim Rosa protagonizou também “Luz das Trevas” de Brecht.
Integrou vários espectáculos de Filipe La Féria, entre os quais “My Fair Lady” e “A casa do lago” (2009).
Na televisão, actuou em diversos filmes e séries, como “A Banqueira do Povo” (RTP-1993) e “Ballet Rose” (RTP1 -1998). Em 2009, participou na telenovela “Flor do Mar”, na TVI, tendo desempenhado o papel de padre Mariano.
Faleceu em Fevereiro de 2016, na Casa do Artista em Lisboa, onde residia. Se fosse vivo, completaria hoje 90 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...