terça-feira, 7 de junho de 2016

7 DE JUNHO - JUDY HOLLIDAY

EFEMÉRIDEJudy Holliday, de seu verdadeiro nome Judy Tuvin, actriz norte-americana, morreu em Nova Iorque no dia 7 de Junho de 1965. Nascera na mesma cidade em 21 de Junho de 1921. Celebrizou-se em filmes como “Born Yesterday” (1950), que lhe deu o Oscar de Melhor Actriz, e “Bells Are Ringing” (1960), o seu último trabalho.
Judy era uma apaixonada pelo teatro, tendo começado a sua carreira em 1938, na peça “The Revuers”. Alcançou um enorme sucesso com “Kiss Them For Me” em 1945 e “Born Yesterday” no ano seguinte.
Em 1948, casou-se com Jonathan Oppenheim, com quem teve o seu único filho em 1952.
Em 1944 estreou-se no cinema, mas o reconhecimento só viria em 1950 ao representar o mesmo papel que havia feito no teatro, em “Born Yesterday”.
Ainda em 1950, viu a sua carreira ser prejudicada ao tornar-se alvo de um inquérito secreto do FBI no âmbito da “perseguição aos comunistas”, período negro na história dos Estados Unidos conhecido como o da «Caça às Bruxas». O seu nome acabou por ser apagado da “lista negra”, após depor na Subcomissão de Segurança Interna, mas o mal estava feito e, durante três anos, não foi convidada para actuar nem na rádio nem na televisão.
Em 1960, foi-lhe diagnosticado um cancro na mama e parou com a sua carreira. Após cinco anos de luta contra a doença, acabou por falecer aos 43 anos. Tem uma estrela no Passeio da Fama, no Hollywood Boulevard.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...