quarta-feira, 8 de junho de 2016

8 DE JUNHO - JORGE ANTÓNIO

EFEMÉRIDEJorge António, cineasta português, nasceu em Lisboa no dia 8 de Junho de 1966. Durante os estudos secundários, iniciou uma actividade cineclubista e realizou uma dezena de filmes amadores em suporte 8mm e Super 8.
Especializou-se em produção na Escola Superior de Teatro e Cinema, em 1988. Desde então, tem estado ligado ao cinema e à televisão, tendo trabalhado com Paulo Branco, Cunha Telles, Arca-Filmes e Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros. Tem colaborado em diversos programas de televisão (“Lusitânia Expresso”, “Pop-Off”, etc.), em documentários (“Júlio Pomar”, “STCP”, etc.), em vídeos institucionais (“ISG”, “Acarte”, etc.) e em publicidade (“Grupo CP”, “Intermarché”, etc.).
Tem participado em encontros, conferências e workshops sobre cinema, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Tem fomentado e colaborado na edição de livros e revistas, tais como: “Revista de Cinema”, “Cinema em Português”, “Cartazes de Cinema”, “Cadernos de Cinema”, “Cinema em Angola”, “Dicionário da Lusofonia”, “Cena Lusófona”, etc.
Em 1991, iniciou-se na realização com a curta-metragem “O Funeral” e, em 1993, realizou a longa-metragem e 1ª co-produção luso-angolana “O Miradouro da Lua”.
Desde 1995 que é produtor executivo da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, da coreógrafa e investigadora Ana Clara Guerra Marques, organizando e produzindo workshops, espectáculos e tournées em Angola, Portugal, Polónia, Índia, Gabão, Camarões, Congo, Senegal e China.
Tem sido, desde 2004, membro dos júris de vários concursos, encontros e festivais cinematográficos.
Entre 2007 e 2009, foi consultor para os assuntos internacionais do Instituto Angolano de Cinema, Audiovisual e Multimédia e, em 2008, foi membro da Comissão Organizadora do 1º Festival Internacional de Cinema de Luanda.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...