sábado, 16 de julho de 2016

16 DE JULHO - TONNY KUSHNER

EFEMÉRIDE – Anthony “Tonny” Robert Kushner, dramaturgo e guionista norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 16 de Julho de 1956 – Recebeu o Prémio Pulitzer de Teatro pela sua peça “Angels in America”. Escreveu, juntamente com Eric Roth, o guião do filme “Munique” (2005), realizado por Steven Spielberg e nomeado para o Oscar de Melhor Guião Adaptado.
Filho de uma família judia, nasceu em Manhattan, Nova Iorque, mas os pais – ambos formados em música clássica – mudaram-se pouco depois do seu nascimento para Lake Charles, na Louisiana.
Kushner regressou a Nova Iorque em 1974 para continuar os seus estudos na Universidade de Columbia, onde se formou em Literatura Inglesa (1978). Fez mais tarde uma pós-graduação em Encenação Teatral na Universidade de Nova Iorque, concluída em 1984.
Angels in América” é uma peça em duas partes – a primeira denominada “Millennium Approaches” e a segunda “Peresttroika”. Tem escrito muitas outras peças teatrais com bastante sucesso, bem assim como guiões para diversos filmes. A sua tradução de “Mãe Coragem e Seus Filhos” de Bertolt Brecht foi levada ao palco do Teatro Delacorte no Verão de 2006.
Em Janeiro de 2006, foi estreado no Sundance Film Festival um documentário sobre Kushner intitulado “Wrestling With Angels”, com realização de Freida Lee Mock.
Em Abril de 2003, ele e o seu companheiro de longa data, o editor da revista “Entertainment Weekly”, Mark Harris, casaram-se em Nova Iorque.
As críticas de Kushner ao tratamento dado aos palestinianos por Israel e o aumento do fundamentalismo religioso na política e na cultura israelita criaram uma certa desconfiança por parte da comunidade judaica norte-americana. No início de 2006, recebeu o doutoramento honoris causa da Universidade Brandeis.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...