sábado, 2 de julho de 2016

2 DE JULHO - RAY BROWN

EFEMÉRIDERay Brown, de seu nome completo Raymond Matthews Brown, contrabaixista norte-americano, um dos maiores da história do jazz, morreu em Indianapolis no dia 2 de Julho de 2002. Nascera em Pittsburgh, em 13 de Outubro de 1926.
Começou por aprender a tocar piano, mas optou depois pelo contrabaixo por o considerar mais fácil, acabando por aprender a tocar o instrumento de ouvido, sem o auxílio de professores.
Depois de se diplomar na universidade, decidiu tentar a sorte em Nova Iorque. Ingressou numa big band com Duke Ellington. Aos dezanove anos, conheceu um dos maiores trompetistas do jazz, Dizzy Gillespie, entrando na sua banda, ao lado de Charlie Parker e Bud Powell. Participou juntamente com Gillespie no filme “Jiving in Bebop”, em 1947. No ano seguinte, casou-se com a cantora Ella Fitzgerald, mas o matrimónio duraria apenas quatro anos. Ella e Ray adoptaram uma criança, Ray Brown Jr., que viria a ser pianista.
Durante os quatro anos de casamento, um trio que ele formara acompanhou Ella Fitzgerald em vários concertos. Posteriormente, de 1951 a 1966, Ray Brown participou no Oscar Peterson Trio, tendo viajado por quase todo o mundo e tocado ao lado de grandes nomes do jazz.
Após o fim do Oscar Peterson Trio, mudou-se para Los Angeles onde actuou como empresário de vários artistas e bandas, sem deixar todavia de tocar e gravar. Com o Ray Brown Trio, participou em vários concertos.
Durante a sua longa carreira, gravou cerca de 240 álbuns. Morreu enquanto dormitava, antes de um espectáculo em que ia actuar.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...