sábado, 23 de julho de 2016

23 DE JULHO - WOODY HARRELSON

EFEMÉRIDE – Woodrow “Woody” Tracy Harrelson, actor norte-americano, nasceu em Midland (Texas) no dia 23 de Julho de 1961. Foi nomeado para os Oscars por duas vezes.
O pai, falecido em 2007, foi condenado à prisão perpétua em 1979 pela morte de um juiz federal. Woody é defensor da legalização do uso da maconha e militante de várias causas ecológicas, apoiando o grupo ambientalista Ruckus Society.
Depois de se ter diplomado em Inglês e Arte Dramatica no Hanover College (Indiana), iniciou a sua carreira na televisão. Em 1985, fez parte do elenco da popular série americana “Cheers”.
Começou no cinema interpretando o papel de um estudante, jogador de futebol americano, na comédia ” Wildcats” (1986). Neste primeiro filme, contracenou com Wesley Snipes, o que voltou a acontecer em “White Men Can't Jump)” (1992) e no filme policial “Money Train” (1995). Fez de marido de Demi Moore, em “Indecent Proposal” (1993).
O grande sucesso chegou depois de ter sido cabeça de cartaz de dois filmes controversos, um de Oliver Stone onde desempenhou o papel de um serial killer adepto da ultra-violência gratuita e outro de Milos Forman (“The People vs. Larry Flynt”), pelo qual foi nomeado para o Oscar de Melhor Actor (1996).
Com o seu prestígio a aumentar, Woody voltou-se para papéis muito diferentes. Foi oncologista, jornalista, pequeno agricultor e pugilista, contracenando neste caso com António Banderas em “Os adversários”.
Em 2005, deu a réplica a Charlize Theron em “O Caso Josey Aimes” e juntou-se ao elenco do último filme de Robert Altman, “The Last Show”.  
Em 2008, protagonizou “2012”, filme inspirado numa profecia dos Maias que datava o fim das nossas civilizações para Dezembro de 2012.
Foi nomeado para o Oscar de Melhor Actor Coadjuvante em 2010, com o filme “The Messenger”.
Em 2014, fez parte da primeira série de “True Detective”, recebendo os aplausos da crítica e do público. No ano seguinte, teve o papel principal numa curta-metragem sobre a canção “Song for Someone” do grupo U2, sendo acompanhado por sua filha Zoe. Woody Harrelson já entrou em cerca de 60 filmes (1986/2015).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...