quarta-feira, 27 de julho de 2016

27 DE JULHO - WILLIAM WYLER

EFEMÉRIDEWilliam Wyler, de seu nome original Wilhelm Weiller, realizador e produtor norte-americano de origem suíça e alsaciana, morreu em Los Angeles no dia 27 de Julho de 1981, vítima de crise cardíaca. Nascera em Mulhouse, em 1 de Julho de 1902. Fazendo parte de uma família suíça de confissão judaica, foi educado em Lausanne, antes de ir estudar violino no Conservatório de Paris.
Nascido na Alsácia, então território alemão, emigrou para os Estados Unidos em 1920, estabelecendo-se em Nova Iorque. Em 1922, mudou-se para a Califórnia, onde realizou o seu primeiro filme em 1925. Em 1928, obteve a cidadania norte-americana.
Em 1922, trabalhou na Universal, primeiro nos serviços de publicidade e depois como assistente de produção. Em 1925, lançou-se na realização, tornando-se o mais jovem realizador da empresa.
A partir dos anos 1930, tornou-se um dos realizadores de referência em Hollywood, colaborando nomeadamente com a Warner Bros. Mais tarde, assinou um contrato com a Metro Goldwyn Mayer, que lhe permitiu realizar numerosos filmes de sucesso, como “Ben-Hur”, uma película recompensada com onze Oscars.
Entre 1942 e 1945, alistou-se na força aérea dos Estados Unidos, tendo realizado dois documentários sobre a guerra: “The Memphis Belle: A Story of a Flying Fortress” (1943) e “Thunderbolt” (1947).
De volta a Hollywood, e aproveitando o seu prestígio, fundou – juntamente com George Stevens e Frank Capra – uma sociedade de produção independente – a Liberty Film, que só duraria até 1948.
Como realizador, fez vários dramas históricos, filmes musicais e comédias, onde deu largas ao seu perfeccionismo e garantiu aos seus actores e actrizes muitas nomeações para os Oscars.
Wyler, detentor do recorde de nomeações para o Oscar de Melhor Realizador, conquistou-o por 3 vezes (1943, 1947 e 1960), com películas que receberam igualmente os Oscars de Melhores Filmes. Recebeu ainda a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1957.
Foi casado com a actriz Margaret Sullavan (1934/36) e depois com Margaret Tallichet, com quem teve cinco filhos, tendo o casamento durado desde 1938 até ao fim dos seus dias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...