quarta-feira, 6 de julho de 2016

6 DE JULHO - ROBERT MCNAMARA

EFEMÉRIDE Robert Strange McNamara, empresário e político norte-americano, morreu em Washington no dia 6 de Julho de 2009. Nascera em São Francisco, em 9 de Junho de 1916. Foi secretário da Defesa dos Estados Unidos, de 1961 a 1968, durante as presidências de Kennedy e de Johnson, período em que teve um importante papel quanto ao envolvimento norte-americano na Guerra do Vietname. Depois de sair daquele cargo, foi presidente do Banco Mundial até 1981.
Antes de entrar na política, McNamara foi militar na Segunda Guerra Mundial e ajudou a Ford Motor Company a reerguer-se rapidamente depois do conflito, sendo seu presidente até ser nomeado secretário da Defesa.
McNamara era diplomado em Economia, Matemáticas e Filosofia pela Universidade de Berkeley. Prosseguiu, a partir de 1937, a sua formação em Técnicas de Gestão na Harvard Business School.
Participou na guerra contra os japoneses, sob as ordens do general LeMay. É considerado um dos iniciadores – em 1945 – do lançamento de bombas incendiárias sobre o Japão. Deixou o exército no ano seguinte, como tenente-coronel, tendo recebido a Legião do Mérito
Depois da passagem pela Ford, foi chamado por Kennedy para o governo dos Estados Unidos. Esteve ao lado do presidente durante a “crise dos mísseis” em Cuba (1962). Opôs-se a algumas chefias militares que desejavam aproveitar a supremacia nuclear norte-americana para atacar a URSS e defendeu a destruição mútua dos respectivos arsenais.
Durante a Guerra do Vietname, propôs a retirada progressiva de conselheiros americanos e o não envio de mais militares, tentando não aumentar a implicação dos Estados Unidos no conflito. Esta posição era contrária à do presidente Johnson, acabando por ser demitido em 1968 e nomeado presidente do Banco Mundial.
McNamara queria e estava determinado a ajudar a resolver os problemas existentes nos países em vias de desenvolvimento. Até 1981, conseguiu multiplicar por 12 os empréstimos feitos àqueles países. Deixou a presidência do Banco Mundial, quando do falecimento de sua esposa. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...