terça-feira, 16 de agosto de 2016

16 DE AGOSTO - OSCARITO

EFEMÉRIDEOscarito, de seu verdadeiro nome Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Diaz, actor hispano brasileiro, considerado um dos mais populares cómicos do Brasil, nasceu em Málaga no dia 16 de Agosto de 1906. Morreu no Rio de Janeiro, em 4 de Agosto de 1970. Ficou famoso pela dupla que fez com o também humorista Grande Otelo, em comédias dirigidas por Carlos Manga e Watson Macedo.
Nasceu numa família circense, indo para o Brasil com um ano de idade, mas só se naturalizou brasileiro em 1949. O pai era alemão e a mãe portuguesa.
Estreou-se no circo aos cinco anos de idade e ali aprendeu a tocar violino, sendo ainda palhaço, trapezista, acrobata e actor.
Começou a fazer teatro de revista em 1932, com a peça “Calma, Gegé”, que satirizava o ditador Getúlio Vargas, de quem se tornaria amigo tempos mais tarde. No cinema, estreou-se em “Noites Cariocas” (1935), embora tenha sido figurante num filme anterior.
Foi na 7ª arte que ganhou enorme popularidade, fazendo parceria com Grande Otelo em diversas películas. O seu nome, no Brasil, era considerado ao mesmo nível de Charlot e de Cantinflas.
Foi casado com Margot Louro, com quem teve dois filhos. Na manhã de 15 de Julho de 1970, sentiu-se mal devido a um AVC e foi internado, já em coma. Veio a falecer vinte dias depois. O seu corpo foi velado no salão nobre da Assembleia Legislativa da Guanabara, com a presença de milhares de pessoas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...