domingo, 21 de agosto de 2016

21 DE AGOSTO - LUCIUS SHEPARD

EFEMÉRIDELucius Shepard, escritor norte-americano, sobretudo de ficção científica, nasceu em Lynchburg, na Virgínia, em 21 de Agosto de 1947. Morreu em Portland, Oregon, no dia 18 de Março de 2014.
Oriundo de uma família burguesa, Lucius deixou os Estados Unidos quando tinha quinze anos, para levar uma vida de aventura. Começou por ir para a Irlanda num barco cargueiro e, depois, visitou a Europa, o Norte de África e a Ásia.
Vivendo de expedientes, trabalhou numa fábrica de cigarros na Alemanha, foi vendedor clandestino nos mercados do Cairo e segurança num cabaret em Espanha. Alguns anos mais tarde, regressou aos Estados Unidos com a finalidade de prosseguir os estudos na Universidade da Carolina do Norte.
Conheceu então a sua futura mulher, Joy Wolf, com quem teve um filho, Gullivan, que veio a ser arquitecto em Nova Iorque. Em breve, voltou a viajar para os países do Sudeste Asiático e da América Central, em particular as Honduras.
Nos anos 1980, depois de uma breve passagem pelo atelier de escrita Clarion, começou a dedicar-se à literatura. Publicou a sua primeira novela, “Green Eyes”, em 1984. Paralelamente, entre 1982 e 1984, exerceu a profissão de repórter freelancer e fez nomeadamente a cobertura de um conflito militar em El Salvador.
O seu primeiro romance, “Os Olhos Eléctricos” foi publicado em 1984, seguido – em 1987 – de “A Vida em Tempos de Guerra”.
Tornou-se mais discreto nos anos 1990 e só voltou a escrever e a publicar a partir do 2000. Vítima de um AVC que sofreu em Agosto de 2013, veio a falecer no ano seguinte. Deixou mais de 20 obras publicadas (1984/2005).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...