terça-feira, 23 de agosto de 2016

23 DE AGOSTO - CATARINA WALLENSTEIN

EFEMÉRIDECatarina de Lemos Wallenstein, actriz portuguesa, nasceu em Londres no dia 23 de Agosto de 1986.
Nascida em Inglaterra, a família estabeleceu-se em Lisboa quando Catarina ainda era criança. Filha de Pedro Franco Wallenstein Teixeira, contrabaixista da Orquestra Sinfónica Portuguesa, e da cantora lírica Lúcia de Castro Cardoso de Lemos, integrou o coro da Fundação Musical dos Amigos das Crianças, onde também estudou violoncelo e canto coral. A mesma fundação fê-la participar nos elencos infantis de óperas como “Tosca”, “La Bohème”e “Cármen”, no Teatro Nacional de São Carlos.
É neta do poeta e actor Carlos Wallenstein e de sua mulher a actriz, professora e encenadora Maria Wallenstein, e sobrinha do actor José Wallenstein.
Estudou no Lyceé Français Charles Lepierre, onde frequentou o atelier de teatro, que a levou ao Instituto Franco-Português com as peças “Sonho de Uma Noite de Verão” de William Shakespeare e “O Equívoco” de Albert Camus.
Em 2004, chegou à televisão, integrando o elenco de “Só Gosto de Ti”, uma mini-série de seis episódios exibida na SIC. Em 2005, participou na série infanto-juvenil “Uma Aventura” e apareceu na longa-metragem “Fim de curso” de Miguel Marti.
No ano seguinte, marcou presença na curta-metragem “Sitiados”, de Mariana Gaivão e no telefilme “Glória” de José Nascimento. A partir daí, dividiu-se entre o cinema e a televisão. Integrou o elenco das séries “Nome de Código: Sintra” (2007), “Conta-me Como Foi” (2007), “A Vida Privada de Salazar” (2009), “Mistérios de Lisboa” (2010) e “Destino Imortal” (2010).
No cinema, teve uma curta participação em “Après Lui” de Gaël Morel (2007), onde contracenou com Catherine Deneuve, “Lobos” de José Nascimento (2007), “Um Amor de Perdição” de Mário Barroso (2008) e “Singularidades de Uma Rapariga Loura” de Manoel de Oliveira (2009).
Frequentou a licenciatura em Teatro, ramo de Actores, da Escola Superior de Teatro e Cinema, e estudou em Paris no Conservatoire national supérieur d'art dramatique.
Foi vencedora da primeira edição do Prémio L'Oreal Paris — Jovem Talento, no European Film Festival, realizado no Estoril em 2007. Foi nomeada para o Globo de Ouro de Melhor Actriz em 2009 e recebeu o Globo de Ouro de Melhor Actriz em 2010. Já fez 15 trabalhos para televisão (2004/15) e protagonizou cinco filmes para o grande ecrã (2005/13).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...