quarta-feira, 24 de agosto de 2016

24 DE AGOSTO - STEVE GUTTENBERG

EFEMÉRIDE – Steven “Steve” Robert Guttenberg, actor, produtor e realizador de cinema norte-americano, nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, no dia 24 de Agosto de 1958. Após terminar o ensino médio, frequentou a Juilliard School, a Universidade do Estado de Nova Iorque e a UCLA.
Antes de começar a sua carreira, Guttenberg foi aluno de Herbert Berghof, com quem teve aulas de Teatro. Além disso, integrou uma trupe de comediantes denominada The Groundlings, na intenção de desenvolver técnicas de improvisação.
Apesar de vir a tornar-se um grande astro do cinema, os seus primeiros trabalhos tiveram lugar no teatro. Por essa época, também actuou na televisão, com destaque para a série “Billy”.
Entre os seus primeiros filmes para cinema estão “Crónicas Colegiais”, “Os Meninos do Brasil”, “O Dia Seguinte” e “Quando os Jovens se Tornam Adultos”. Contudo, foi somente a partir de 1984, após o grande sucesso de “Academia de Polícia”, que a sua carreira começou a ter grande notoriedade.
Nos anos seguintes, os sucessos prosseguiram com “Cocoon” e “Três Homens e um Bebé”, além de mais três sequências de “Academia de Polícia”.
Após o apogeu da década de 1980, Guttenberg passou ao ostracismo nos anos 1990, período em que teve como trabalho mais relevante “As Namoradas do Papá”.
Além de actor, Guttenberg também passou a ser produtor a partir de 1988, através da Kirby Productions.
Em 1993, estreou-se como realizador, num episódio do show de TV “Scholl Break Special”. Anos mais tarde, em 2002, escreveu, realizou e produziu o filme “PS: O Seu Gato Morreu”.
Esteve longe da ribalta durante um largo período, só voltando a aparecer nos anos de 2005 e 2006, quando foi incorporado na série “Veronica Mars” e no remake para televisão de “Poseidon”, um clássico de 1972. Em 2008, apareceu na 6ª edição da série “Dancing with the Stars”.
Steve Guttenberg dedica-se também a importantes iniciativas humanitárias: a favor dos sem-abrigo, ajudando-os sobretudo a conseguir um emprego; fundou a Guttenhouse, um complexo de apartamentos para acomodar e assistir crianças desamparadas; e – em parceria com a Altair Eyeglasses – ajuda a prover de óculos as crianças necessitadas e em idade escolar.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...