sexta-feira, 26 de agosto de 2016

26 DE AGOSTO - CARLOS DE LACERDA

EFEMÉRIDECarlos Alberto Portugal Correia de Lacerda, poeta, professor de literatura, crítico de arte e coleccionador português, morreu em Londres no dia 26 de Agosto de 2007. Nascera na Ilha de Moçambique, em 20 de Setembro de 1928.
A família veio para Lisboa em 1946. Em 1951, Alberto de Lacerda fixou-se em Londres, trabalhando como locutor e jornalista da BBC, efectuando um notável trabalho de divulgação de poetas como Camões, Pessoa e Sena. Nos anos 1950/60, viajou pela Europa e esteve no Brasil, a convite de várias universidades e dos poetas Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.
A partir de 1967, começou a leccionar na Universidade do Texas em Austin, onde se manteve durante cinco anos, fazendo uma breve passagem pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, até se fixar como professor de Poética, na Universidade de Boston (1972).
Como escritor, estreou-se em Portugal com uma série de poemas publicados na revista “Portucale”. Foi um dos fundadores da revista de poesia “Távola Redonda” (1950/54), juntamente com Ruy Cinatti, António Manuel Couto Viana e David Mourão-Ferreira.
Os seus poemas foram traduzidos para inglês, espanhol, alemão e holandês, entre várias outras línguas. Ele é descrito como possuidor de uma linguagem pouco adjectivada mas rica em imagística, reveladora de um mundo misterioso oculto na vulgaridade das coisas. Carlos de Lacerda foi também autor de colagens, tendo chegado a expor, nos anos 1980, na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa.
Apesar do número relativamente pequeno de obras publicadas, Lacerda deixou um vasto espólio, de grande importância, composto nomeadamente por correspondência com grandes vultos da cultura, tais como Maria Helena Vieira da Silva, o marido Árpád Szenes e Paula Rego.
Falecido em Agosto 2007, o seu corpo foi encontrado pelo crítico de arte inglês John McEwen, com quem tinha um jantar aprazado.
Recebeu o Neustadt International Prize for Literature da Universidade de Oklahoma (1980) e um prémio do PEN Club (livro “Meio dia”, 1988). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...