domingo, 11 de setembro de 2016

11 DE SETEMBRO - JESSICA TANDY

EFEMÉRIDEJessica Alice Tandy, actriz britânica radicada nos Estados Unidos da América, morreu em Easton no dia 11 de Setembro de 1994. Nascera em Londres, em 7 de Junho de 1909.
Com uma beleza fora do comum e uns lindos olhos azuis, Jessica teve uma carreira artística de 67 anos. Em 1990, foi incluída na lista da revista “People” como uma das 50 Mais Belas Pessoas do Mundo.
Casou com o actor britânico Jack Hawkins em 1932, depois de se conheceram nos palcos, mas divorciaram-se oito anos depois. Tiveram uma filha. Jessica mudou-se então para Nova Iorque. Em 1942, casou com o actor, produtor e realizador Hume Cronyn. O casamento durou 52 anos e tiveram dois filhos.
É até agora a actriz mais idosa a ter ganho um Oscar, quando tinha 81 anos. Em 1990, foi-lhe diagnosticado um cancro nos ovários, contra o qual combateu durante quatro anos. Trabalhou até ao fim, sucumbindo na sua casa em Easton, Connecticut, aos 85 anos de idade.
Jessica tinha apenas 18 anos quando se estreou profissionalmente no teatro, na peça “The Manderson Girls”. Nos anos 1930, apareceu num grande número de peças teatrais e nalguns filmes britânicos.
Em Dezembro de 1947, começou a actuar na Broadway, com a peça “A Streetcar Named Desire” de Tennessee Williams, no papel de Blanche DuBois, pelo qual recebeu o Prémio Tony. Esta peça, que também marcou a estreia de Marlon Brando na Broadway, foi transformada num filme com o mesmo nome em 1951.
Actuando no teatro com o marido H. Cronyn, obteve grandes sucessos. Actuaram juntos igualmente no cinema e o primeiro filme foi “The Seventh Cross” (1944). Seguiram-se “The Green Years” (1946), “The Birds” de Alfred Hitchcock (1963), “Honky Tonk Freeway” (1981), “The World According to Garp” (1982) e “Cocoon” (1985).
Em 1989, com oitenta anos, protagonizou “Driving Miss Daisy”, vencedor do Oscar de Melhor Filme daquele ano. Pelo seu desempenho excepcional, Jessica venceu também na categoria de Melhor Actriz, nos Oscars, no Golden Globe e no British Film Awards.
Dois anos depois, em 1991, foi nomeada de novo para os Oscars, pela sua actuação em “Fried Green Tomatoes”. Recebeu mais dois Prémios Tony, pelo seu trabalho nos filmes televisivos “The Gin Game” (1977) e “Foxfire” (1982).
Os seus dois últimos filmes, “Nobody's Fool” e “Camilla” (1994), foram lançados postumamente. Jessica Tandy interpretou, durante a sua longa carreira, mais de cem produções teatrais e de sessenta películas de cinema e televisão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...