terça-feira, 13 de setembro de 2016

13 DE SETEMBRO - JACQUELINE BISSET

EFEMÉRIDE – Winnifred Jacqueline Fraser-Bisset, actriz britânica, nasceu em Weybridge no dia 13 de Setembro de 1944.
Durante a ofensiva alemã em França (1940), a mãe de Jacqueline Bisset teve de pedalar desde Paris até conseguir encontrar um transporte de tropas britânicas, para escapar aos alemães.
Jacqueline fez os seus estudos no Liceu Francês de Londres. Teve igualmente lições de ballet. Aos quinze anos, com a separação dos pais, optou por cuidar da mãe, advogada francesa de origem escocesa, que – vítima de esclerose múltipla – já não podia trabalhar. Nessa época, fez os primeiros cursos de interpretação e, graças aos seus magnéticos olhos azuis, conseguiu vários trabalhos como modelo fotográfico.
Em breve se iniciaria no cinema, em pequenos papéis, até que em 1967 foi convidada para trabalhar com Stanley Donen em “Two for the Road” e, no mesmo ano, em “Casino Royale”, ao lado de Peter Sellers, John Huston, Woody Allen e David Niven.
Em 1968, Mia Farrow abandonou as filmagens de “The Detective” e Jacqueline ficou com o papel. Ainda em 1968, contracenou com Steve McQueen em “Bullitt”, um grande sucesso.
O seu grande trabalho, no entanto, só viria em 1973, com “A Noite Americana” de François Truffaut. Com este filme, ‘Jacky’ conquistou definitivamente o respeito do público e dos realizadores europeus.
Em 1978, interpretou – ao lado de Anthony Quinn – o papel de ‘Liz Cassidy’, inspirado na personalidade de Jacqueline Kennedy-Onassis, na película “O Império Grego” de J. Lee Thompson.
Em 1979, foi nomeada para os Globos de Ouro por “Quem Está a Matar os Grandes Chefes da Europa?”. Em 1984, uma segunda nomeação, dessa vez por “Under the Volcano” de John Huston.
J. Bisset impôs-se como um sexy symbol do cinema, sempre ao lado de grandes actores. Além dos já citados, refira-se também Marcello Mastroianni, Charles Bronson, Nick Nolte e Paul Newman, entre muitos outros.
Durante toda a sua carreira, ‘Jacky’ trabalhou com realizadores consagrados, como – entre muitos – Truffaut, John Huston e Roman Polanski. Fez igualmente trabalhos para televisão, principalmente a partir da década de 1990.
Em 2011, fez parte do júri do 22º Festival do Filme Britânico de Dinard. Em Março de 2013, interpretou o papel de ‘Anne Sinclair’ no filme “Welcome to New York”, ao lado de Gérard Depardieu. Em 2015, integrou o júri do 37º Festival de Moscovo.
Se bem que tendo tido várias longas relações amorosas, nunca se casou. Viveu com o actor Michael Sarrazin, com o dançarino Alexander Godunov e com o actor suíço Vincent Pérez. Reparte a sua vida entre a Inglaterra e Beverly Hills, na Califórnia. É madrinha da também actriz Angelina Jolie.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...