domingo, 18 de setembro de 2016

18 DE SETEMBRO - IRVING KRISTOL

EFEMÉRIDEIrving Kristol, escritor, jornalista, editor e intelectual norte-americano, considerado o fundador do neoconservadorismo americano, morreu em Falls Church, Virginia, no dia 18 de Setembro de 2009. Nascera em Brooklyn, Nova Iorque, em 22 de Janeiro de 1920.
Irving nasceu numa família judia, não praticante e pobre, constituída por operários da indústria têxtil oriundos do leste da Europa. Quando dos seus estudos de História, foi membro da 4ª Internacional, fundada por Trotsky. Qualificado por vezes como neomarxista, neotrotskista, neosocialisdta ou neoliberal, ele afastou-se da esquerda e das ideologias progressistas depois da Segunda Guerra Mundial, durante a qual serviu na Europa num regimento de infantaria. Mais tarde, ele definiria o neoconservador como um homem de esquerda agredido pela realidade.
Foi editor da revista “Commentary” de 1947 a 1952 e da revista britânica “Encounter” (1953/58), esta última financiada secretamente pela CIA, por intermédio do Congresso para a liberdade da cultura.
Foi ainda fundador das revistas “The Public Interest”, centrada sobre questões políticas e culturais, e “The National Interest”, dedicada a assuntos do estrangeiro. Co-editou “ The Public Interest” desde a sua fundação em 1965 até 2002 (primeiro com Daniel Bell e depois com Nathan Glazer) e “The National Interest” de 1985 a 2001. Irving Kristol utilizou estas publicações para animar o movimento neoconservador.
Paralelamente com a sua actividade literária e editorial, foi professor de Sociologia na Universidade de Nova Iorque, especializado em questões de educação e de políticas sociais.
Para Irving Kristol, «as grandes políticas sociais tomam nas suas mãos o destino e a esperança dos pobres, que ficam assim condenados a mendigar a caridade. Têm por efeito ainda, embora não deliberado, encorajar a dependência e desincentivar os pobres de lutar e de dedicarem as suas energias à reinserção social.».
Foi agraciado, em Julho de 2002, pelo presidente norte-americano George W. Bush, com a Medalha Presidencial da Liberdade. Faleceu em 2009, vítima de cancro num pulmão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...