segunda-feira, 19 de setembro de 2016

19 DE SETEMBRO - DAMON KNIGHT

EFEMÉRIDE Damon Francis Knight, escritor de ficção científica, editor e crítico norte-americano, nasceu em Baker City no dia 19 de Setembro de 1922. Morreu em Eugene, em 15 de Abril de 2002.
Aos 19 anos, deixou a terra natal para ir morar em Nova Iorque, onde se tornou membro do grupo The Futurians, na companhia – entre outros – de Isaac Asimov e de Frederik Pohl. Publicou a sua primeira novela, “Resilience”, justamente em 1941.
Antes de ser reconhecido como autor, celebrizou-se como crítico literário. O seu estilo era virulento. Curiosamente, sem azedumes, um dos alvos das suas críticas, o escritor Van Voght (a quem ele chamou «pigmeu que utiliza uma máquina de escrever gigante»), augurou-lhe uma «carreira literária brilhante”.
Entretanto, Knight comentou muitos romances para numerosos magazines e foi geralmente considerado como o primeiro crítico de ficção científica. Em 1956, recebeu o Prémio Hugo por uma compilação das suas críticas.
O seu primeiro romance, “Hell's Pavement”, foi publicado em 1955. Dez anos depois, fundou a Science Fiction and Fantasy Writers of America (SFWA), da qual foi presidente até 1967. Foi igualmente co-fundador da National Fantasy Fan Federation, das Milford Writers' Conferences e do Clarion Writers Workshop.
Em 1971, escreveu uma biografia de Charles Fort. Todavia, a sua actividade favorita era a de editor, em particular da antologia “Orbit” da qual foram publicados mais de 20 volumes.
Em 1994, a SFWA atribuiu-lhe o Grand Master Award pelo conjunto da sua obra. Depois do seu falecimento, este prémio foi rebaptizado Damon Knight Memorial Grand Master Award, em sua homenagem. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...