sábado, 24 de setembro de 2016

24 DE SETEMBRO - VICENTE LUCAS

EFEMÉRIDEVicente da Fonseca Lucas, ex-jogador de futebol português, nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo) no dia 24 de Setembro de 1935. Representou sempre o CF os Belenenses (1954/67), sendo dos mais cotados defesas centrais da sua época.
Irmão de Matateu, venceu a Taça de Portugal de 1960. Foi seleccionado vinte vezes para a equipa de Portugal (1959/66), tendo sido titular no Mundial de 1966, realizado em Inglaterra, onde Portugal se classificou em 3º lugar e ele granjeou fama pela marcação irrepreensível que moveu ao craque brasileiro Pelé.
Em Dezembro de 1966, foi agraciado com a Medalha de Prata da Ordem do Infante D. Henrique.
Vicente abandonou o futebol depois do Mundial de Londres, em virtude de uma grave lesão num olho no seguimento de um acidente de automóvel.
Reconhecido como um dos melhores defesas da sua época, ele era pouco faltoso e era aliás citado pelo próprio Pele como «o maior defesa que encontrara na sua carreira».
Recentemente, já em 2016, foi hospitalizado no Hospital de S. Francisco Xavier em Lisboa, tendo-lhe sido amputada parte de uma perna. É considerado ainda hoje como um símbolo vivo do Belenenses e uma das grandes referências do futebol português.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...