quarta-feira, 12 de outubro de 2016

12 DE OUTUBRO - ANDREI MUREȘANU

EFEMÉRIDEAndrei Mureşanu, poeta e revolucionário romeno, morreu em Braşov no dia 12 de Outubro de 1863. Nascera em Bistriţa, em 16 de Novembro de 1816.  
Oriundo de uma família de camponeses de Bistriţa, estudou Filosofia e Teologia em Blaj, a partir de 1838, e veio a ser professor em Braşov. Publicou as suas primeiras poesias na revista “Foaia pentru Minte, Inimă şi Literatură”.
Foi uma das figuras mais importantes da Revolução de 1848, participando na delegação que representou Braşov na assembleia de Blaj em Maio de 1848. O seu poema “Un răsunet” tornou-se de imediato o hino dos revolucionários (com música de Anton Pann) e, posteriormente, foi renomeado para “Deşteaptă-te, române!”. Nicolae Bălcescu afirmou que a canção era «a Marselhesa dos romenos», pela sua capacidade de mobilizar o povo para a luta. O poema tornou-se o hino da Roménia em 1990.
Após a revolução, Mureşanu trabalhou como tradutor em Sibiu e algumas das suas obras nacionalistas foram publicadas na revista “Telegraful Român”. Em 1862, um ano antes do seu falecimento, os seus poemas foram reunidos e editados num único volume.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...