segunda-feira, 24 de outubro de 2016

24 DE OUTUBRO - BRUMA

EFEMÉRIDEBruma, de seu verdadeiro nome Armindo Tué Na Bangna, futebolista guineense naturalizado português, nasceu em Bissau no dia 24 de Outubro de 1994.
Chegou ao Sporting CP com treze anos de idade. Foi subindo todas as categorias inferiores, até chegar à equipa B em 2012 e à equipa principal em 2013. Mostrando grande talento, começou a despertar a cobiça de grandes clubes europeus como o FC Bayern de Munique, o Manchester City FC e o Liverpool FC.
No início da temporada de 2013, não se apresentou ao clube por orientação dos seus representantes. Estes afirmavam que a sua ligação ao Sporting acabara. O clube, por sua vez, dizia que o contrato só terminaria em 2014. Resolvido o conflito, Bruma foi anunciado oficialmente, em Setembro de 2013, como contratado pelo Galatasaray SK da Turquia, com um vínculo de cinco anos, por 10 milhões de euros e mais 3 milhões por objectivos. 
Desde o primeiro jogo, conquistou o apreço dos adeptos turcos. Lesionou-se em Janeiro de 2014, com uma rotura de ligamentos, tendo estado sem jogar durante cinco meses. Foi emprestado ao Real Sociedad de Espanha, na temporada 2015/16. Finda a época, regressou ao Galatasaray, fazendo já parte dos jogos de preparação para a época seguinte, nos quais marcou seis golos. O clube turco resolveu então conservá-lo nas suas fileiras, apesar do interesse demonstrado pelo PSV Eindhoven.
Reconquistou facilmente o seu lugar na equipa. Do seu palmarés, fazem parte o título de Campeão Turco em 2014/15 e a Super Taça da Turquia em 2016.
Integrou as categorias de base da Selecção de Portugal. Foi convocado pela primeira vez para a Selecção Principal em Outubro de 2013, disputando a partida contra o Luxemburgo, nas eliminatórias dos Mundiais de 2014.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...