terça-feira, 4 de outubro de 2016

4 DE OUTUBRO - ANNE RICE

EFEMÉRIDEAnne Rice, de seu verdadeiro nome Howard Allen O'Brien, escritora norte-americana, autora de romances de terror e de fantasia, novelas eróticas e livros sobre temas religiosos, nasceu em Nova Orleães no dia 4 de Outubro de 1941.
Já foram vendidos perto de cem milhões de exemplares das suas obras, o que faz dela um dos autores mais vendidos nos tempos modernos.
A família era de origem americano/irlandesa católica. Ela mesma escolheu ‘Anne’ como primeiro nome, quando entrou para a escola. Em 1956, perdeu a mãe e, dois anos depois, com o pai casado novamente, a família mudou-se para a cidade de Richardson, no Texas, onde Anne conheceu o seu futuro marido, o poeta e pintor Stan Rice.
Diplomou-se em 1959 no Liceu Richardson, ingressando depois na Universidade do Texas em Denton e, mais tarde, no North Texas State College. Depois de um ano a trabalhar numa companhia de seguros em São Francisco, voltou a Denton e casou-se com Stan Rice, o seu amor da adolescência. Stan tornou-se professor em São Francisco, onde passaram a viver entre 1962 a 1988, voltando depois a Nova Orleães.
Nos seus livros, Anne Rice apresenta os vampiros como indivíduos com paixões, teorias, sentimentos, defeitos e qualidades, tal como os seres normais, mas com a diferença de terem que lutar pela sua sobrevivência por meio do sangue das suas vítimas.
O seu livro de grande sucesso “Entrevista com o vampiro” foi escrito em apenas uma semana, após a morte da sua filha com leucemia (1972). Esta obra foi transposta para o cinema, tendo ela própria escrito o respectivo guião e acompanhado de perto a produção.
Já no segundo filme, adaptação de outro seu livro, “A Rainha dos Condenados”, Anne não teve qualquer participação.
Depois de vários anos a descrever-se como ateia, voltou à Igreja Católica em 1998, anunciando que doravante queria utilizar a sua vida e o seu talento para glorificar a sua crença em Deus. 
Anne anunciou, após o falecimento do marido (2002), que ia deixar de escrever obras sobre vampiros, bruxas e outros seres fantásticos, passando a dedicar-se a outros géneros literários. Em 2002, instalou-se na Califórnia, no deserto, onde ainda vive actualmente. Com uma saúde precária, desloca-se pouco e vive solitária, mantendo a maioria dos seus contactos via Internet.
Em “Chiste The Lord: Out of Egypt”, lançado em 2005, Anne Rice despediu-se dos seus temas habituais para escrever um retrato curioso de Jesus, aos sete anos de idade, partindo do Egipto com a família, para voltar à sua casa na Nazaré.
Em Março de 2014, anunciou numa emissão de rádio online (The Dinner Party Show) que o seu próximo romance seria novamente sobre vampiros (“Prince Lestat” foi efectivamente publicado nos Estados Unidos em Outubro daquele ano).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...