quinta-feira, 6 de outubro de 2016

6 DE OUTUBRO - ANTONIO CISNEROS

EFEMÉRIDEAntonio Alfonso Cisneros Campoy, poeta peruano, morreu em Lima no dia 6 de Outubro de 2012. Nascera na mesma cidade em 27 de Dezembro de 1942.  
Fez os seus estudos superiores na Universidade Nacional Principal de San Marcos e na Universidade Pontifical Católica do Peru em Lima, entre 1960 e 1965. Doutorou-se em Letras em 1974.
Pertenceu à chamada Geração de 60, conjunto de artistas que marcaram a literatura peruana na década de 1960, sendo considerado o mais conhecido poeta deste grupo. Foi também tradutor e jornalista. Leccionou em várias universidades do Peru, Estados Unidos e Europa.
Foi animador de emissões de rádio e televisão e escreveu numerosos artigos em diversas revistas. Dirigiu oi Centro Cultural Inca Garcilaso, por conta do Ministério Peruano dos Negócios Estrangeiros.
A poesia de Cisneros caracteriza-se por frequentes referências ao seu tempo, tanto no que respeita à literatura como a outros domínios. Os seus poemas estão traduzidos em catorze línguas, entre as quais o chinês, o grego e o japonês.
Ganhou vários prémios, de que se salientam: o Prémio Nacional de Poesia do Peru (1965), o Prémio Casa de las Américas (1968), o Prémio Internacional de Cultura Gabriela Mistral (2000), o Prémio Ibero-americano de Letras José Donoso (2004) e o Prémio Ibero-americano de Poesia Pablo Neruda (2010). Foi condecorado com as Ordens do Mérito Cultural da Hungria (1990) e das Artes e das Letras de França (2004).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...