sábado, 12 de novembro de 2016

12 DE NOVEMBRO - DAMON GALGUT

EFEMÉRIDEDamon Galgut, dramaturgo e romancista sul-africano, nasceu em Pretória no dia 12 de Novembro de 1963. É um dos maiores escritores da África do Sul “pós-apartheid”.
Nascido numa família de advogados, cresceu em Pretória. Aos seis anos, foi-lhe diagnosticado um cancro, experiência que ele relatará muito mais tarde no romance “Small Circle of Beings”, escrito aos 25 anos: «Isto ficou como o elemento central e o cataclismo da minha vida. A minha necessidade de escrever nasceu nessa época, porque eu associava os livros e a escrita ao amor e à atenção. Era a única coisa que eu queria fazer.». Os seus familiares começaram, então, a lerem-lhe livros.
Estudou Arte Dramática na Universidade de Cidade do Cabo e iniciou-se na literatura com “A Sinless Season”, livro escrito aos 17 anos e só publicado em 1984. Voltaria à Universidade do Cabo para ser professor durante oito anos.
Muito introvertido e tímido, afastou-se dos palcos e concentrou-se nos romances. Em 1992, “The Beautiful Screaming of Pigs” recebeu o Central News Agency Literary Prize, um dos mais importantes prémios sul-africanos.
A sua obra mais bem-sucedida é “The Good Doctor” (2003), que conquistou o Commonwealth Writers Prize. Em 2008, “The Impostor” ganhou o University of Johannesburg Prize.
De regresso ao teatro, dirigiu a produção de uma peça de Samuel Beckett – “À espera de Godot”.
Militante de causas humanitárias, foi um dos catorze autores de uma obra publicada em 2010 pelos Médicos Sem Fronteiras. Viajante solitário, prefere destinos onde não conhece ninguém, que vamos descobrir depois em vários dos seus livros.
Damon Galgut lastima a falta de vida cultural e intelectual no seu país, que está mais virado para o desporto.
O seu romance “The Quarry” foi adaptado ao cinema por Marion Hänsel, tendo conquistado o prémio de Melhor Filme no Festival de Filmes do Mundo de Montreal, em 1998.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...