sexta-feira, 25 de novembro de 2016

25 DE NOVEMBRO - LOUIS LACHENAL

EFEMÉRIDELouis Lachenal, alpinista francês, morreu no vale Branco, em Chamonix, no dia 25 de Novembro de 1955. Nascera em Annecy, em 17 de Julho de 1921.
Desde jovem, esteve sempre mais interessado pelo universo da rua e da montanha que pelos estudos e, em 1934, efectuou as primeiras escaladas nos maciços que rodeiam Annecy, acompanhado de colegas escoteiros.
Obteve o diploma da École Supérieure Technique, ingressando depois no liceu. Manteve sempre o gosto pelo risco e a procura do perigo era para ele uma espécie de ideal.
Em 1941, tornou-se membro da organização francesa Juventude e Montanha, destinada a formar jovens em tudo o que se relacionava com a montanha. Em 1942, obteve o brevet do Clube alpino francês, ao qual tinha aderido em 1937. Tornou-se depois instrutor alpino e monitor de esqui em Contamines-Montjoie.
A partir de 1945, acompanhado de Lionel Terray, fez várias escaladas. Em 1948, tornou-se membro da Companhia de Guias de Chamonix.
Em 1950, juntamente com Maurice Herzog, foi um dos primeiros a escalar um dos picos mais altos do mundo – o Annapurna (8 091 m), nos Himalaias. Quando desta expedição, Lachenal ficou com os pés gelados e teve de sofrer amputação. A descida foi um longo calvário, que durou mais de um mês. Mau tempo persistente (nevoeiros, avalanches, trovoadas), sofrimentos múltiplos (nos pés e nos olhos), terrenos acidentados - foi todo um rosário de dificuldades.
Regressado a Paris, esteve internado numa clínica e recebeu a Legião de Honra. Quando voltou a Chamonix, deu uma série de conferências em território francês (1951) e, no ano seguinte, no então Congo belga.
Começou a pilotar automóveis nas estradas francesas, antes de retomar os treinos e as ascensões. Tomou a direcção da equipa de França de esqui em descida e em slalom e subiu o monte Rosa em Agosto de 1955.
Morreu acidentalmente, com 34 anos, ao cair numa fenda durante a descida de esqui do vale Branco, em Chamonix. Foi dado o seu nome a diversos estabelecimentos de ensino, a um complexo desportivo e a várias ruas em diferentes cidades francesas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...