segunda-feira, 28 de novembro de 2016

28 DE NOVEMBRO - CARL JONAS ALMQVIST

EFEMÉRIDECarl Jonas Love Almqvist, escritor, professor, pastor e compositor sueco, nasceu em Estocolmo no dia 28 de Novembro de 1793. Morreu em Bremen, na Alemanha, em 26 de Setembro de 1866.
Foi um escritor muito versátil e multi-facetado, com textos românticos e textos realistas, interessado pelo radicalismo social e pela mística religiosa. Passou à posteridade pela modernidade das suas tomadas de posição, nomeadamente sobre a igualdade dos sexos.
As suas ideias radicais entraram em conflito com a sociedade da época. No ensaio “Om brottsliges behandling” (1821), Carl Jonas Almqvist defendeu que «o criminoso é um doente que deve ser tratado e não castigado». No romance “Det går na” (1839), insurgiu-se contra o casamento e defendeu o direito da mulher à maioridade e ao trabalho.
Em 1851, foi acusado de falsificação e da morte de um prestamista. Escapou para os Estados Unidos e – mais tarde – para a Alemanha, onde era conhecido por professor Westermann. Faleceu em Bremen, sem regressar ao seu país. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...