quinta-feira, 3 de novembro de 2016

3 DE NOVEMBRO - ADI DASSLER

EFEMÉRIDE – Adolf “AdiDassler, sapateiro e empresário alemão, fundador da empresa de material desportivo Adidas, nasceu em Herzogenaurach no dia 3 de Novembro de 1900. Morreu na mesma cidade em 6 de Setembro de 1978. Deu à empresa o nome de Adidas devido ao diminutivo porque era conhecido (Adi), juntando-lhe as três primeiras letras do apelido (Das, Dassler).
Adi Dassler começou a produzir os seus próprios sapatos desportivos, após regressar da I Guerra Mundial. O pai tinha trabalhado numa fábrica de calçado e deu-lhe apoio no início do negócio. Em 1924, o seu irmão Rudolf Dassler juntou-se à iniciativa. Fundaram assim a Gebrüder Dassler Schuhfabrik.
Nos Jogos Olímpicos de 1928, a fábrica começou a equipar numerosos atletas. Em virtude de disputas pessoais, Rudolf deixou a companhia em 1947 e fundou a concorrente Puma AG. Foi após esta cisão que Adolf baptizou os seus materiais com a marca Adidas. A empresa foi fundada, assim, em 1949.
Foi utilizando botas Adidas que a Selecção Alemã Ocidental venceu o Mundial de Futebol de 1954, disputado sob fortes chuvadas. Em 2003, no filme “Das Wunder von Berna” (“O milagre de Berna”) foi contada a história desse triunfo, apresentando as botas de Dassler como a chave para aquele sucesso que, aliás, constituiu uma verdadeira injecção de ânimo para a Alemanha da pós-guerra. A inclusão da Adidas no filme foi vista também como uma grande campanha publicitária.
Horst, filho de Adi Dassler, abriu uma sucursal da Adidas em França, em 1959, iniciando a expansão internacional da empresa. Em 1973, Horst criou também a Arena, marca para a produção de equipamentos de natação.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...