sexta-feira, 4 de novembro de 2016

4 DE NOVEMBRO - MARTIN BALSAM

EFEMÉRIDEMartin Henry Balsam, actor norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 4 de Novembro de 1919. Morreu em Roma, em 13 de Fevereiro de 1996. Recebeu um Oscar em 1965, pela sua interpretação no filme “A Thousand Clowns”.
Filho de comerciantes judeus, começou a representar na escola, participando em diversas peças teatrais. Foi combatente na Segunda Grande Guerra Mundial (aviação). Após o conflito, trabalhou em diversas rádios.
Em 1947, integrou um curso do Actor’s Studio. Participou em apresentações na Broadway. Em 1951, obteve o seu primeiro sucesso com “The rose tatto” de Tennessee Williams. Fez pequenos papéis na televisão, até integrar o elenco de “On the waterfront”. Desde então, participou em episódios das mais populares séries de televisão da época. Em 1957, teve outra oportunidade no cinema, sendo um dos intérpretes de “12 angry men”, dirigido por Sidney Lumet.
As suas actuações em séries de televisão impressionaram Alfred Hitchcock, que o escolheu para um personagem chave de “Psycho” (1960) – o detective Arbogast. Este trabalho abriu-lhe as portas para outras importantes participações, como em “Breakfast at Tiffany's” (1961), “Cape fear” (1961) e “The Carpetbaggers” (1964).
O grande momento da sua carreira ocorreu ao receber o Oscar de Melhor Actor Secundário pelo seu papel em “A Thousand Clowns”.
Actuando no cinema europeu, ganhou um grande amor pela Itália, onde trabalhou em vários filmes e onde viveu muitos dos seus últimos anos. Morreu vítima de crise cardíaca, justamente em Roma, aos 76 anos de idade.
Foi casado com Pearl Somner (1952/54), contraindo um segundo casamento com a actriz Joyce Van Patten (1959/62), com quem teve uma filha, que viria a ser igualmente actriz (Talia Balsam). Em 1963, casou-se com Irene Miller, de quem teve dois filhos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...