quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

8 DE DEZEMBRO - JAMES THURBER

EFEMÉRIDEJames Grover Thurber, humorista, cartoonista, jornalista e escritor norte-americano, nasceu em Columbus no dia 8 de Dezembro de 1894. Morreu em Nova Iorque, em 2 de Novembro de 1961.
Thurber ficou sobretudo conhecido pelos seus desenhos e contos publicados principalmente na revista “The New Yorker” e recolhidos posteriormente em numerosos livros. Foi um dos mais populares humoristas do seu tempo, retratando as frustrações e excentricidades das pessoas comuns. Em colaboração com o seu amigo de faculdade Elliott Nugent, escreveu a comédia para a BroadwayO Animal macho”, mais tarde adaptada ao cinema e protagonizada por Henry Fonda e Olivia de Havilland.
Devido a um ferimento na infância, Thurber perdeu uma vista. Desde criança, privilegiou a escrita em detrimento de desportos e outras actividades.
Entre 1913 e 1918, frequentou a Universidade de Ohio, nas nunca se formou pois a sua visão impedia-o de participar em disciplinas obrigatórias. Entre 1918 e 1920, trabalhou com códigos para o Departamento de Estado, primeiramente em Washington e depois na Embaixada dos Estados Unidos em Paris.
Trabalhou arduamente durante os anos 1920, tanto nos Estados Unidos como em França, para se tornar escritor profissional. Entretanto, tornou-se popular pelos seus desenhos e cartoons.
Começou a sua carreira como repórter no “The Columbus Dispatch”, de 1921 a 1924. Durante parte deste tempo, fez a revisão de livros e filmes, escrevendo uma coluna semanal chamada “Credos e Curiosidades”, um título que mais tarde viria a ser dado a uma colecção póstuma dos seus trabalhos. Thurber voltou a Paris durante este período, tendo colaborado no “Chicago Tribune” e noutros jornais.
Em 1925, mudou-se para a Greenwich Village em Nova Iorque, onde conseguiu um emprego como repórter do “New York Evening Post”. Em 1927, juntou-se à equipa da “The New Yorker” como editor, com a ajuda de E.B. White, um seu amigo. A carreira como cartoonista começou em 1930, após White ter encontrado alguns dos desenhos de Thurber numa caixa de lixo e tê-las apresentado para publicação. Thurber ficaria a colaborar para esta revista, com textos e desenhos, até 1950.
Sofreu de um problema na tiróide durante mais de dois anos, na década de 1950, e veio a falecer devido a complicações que surgiram após a remoção de um tumor benigno no cérebro (1961).
O seu conto “A Vida Secreta de Walter Mitty”, de 1939, foi adaptado duas vezes ao cinema. A primeira adaptação foi dirigida por Norman Z. McLeod, com Danny Kaye a desempenhar o papel principal. A segunda versão foi produzida, em 2013, por Samuel Goldwyn, Jr.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...