quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

18 DE JANEIRO - VASSILIS TSITSANIS

EFEMÉRIDEVassilis Tsitsanis, compositor grego, nasceu em Trikala no dia 18 de Janeiro de 1915. Morreu em Londres, em 18 de Janeiro de 1984. Tornou-se um dos maiores compositores gregos do seu tempo e é amplamente reconhecido como um dos fundadores do estilo musical denominado “rebético”. Escreveu mais de quinhentas canções e ainda é lembrado como um dos maiores músicos gregos de sempre.
Desde muito jovem, Tsitsanis demonstrou grande interesse pela música e aprendeu a tocar bandolim, violino e bouzouki, que foi o principal instrumento das suas canções. Em 1936, foi para Atenas para estudar Direito e, em 1937, fez a sua primeira gravação.
Em 1937, mudou-se para Salónica, onde prestou o serviço militar, permanecendo na cidade durante vários anos, a parte final coincidindo com a ocupação da Grécia pela Alemanha. Tornou-se famoso e, nesse período, escreveu muitas das suas melhores canções, as quais só seriam gravadas no final da II Grande Guerra Mundial. Até ao fecho da editora pelos alemães em 1941, Tsitsanis já tinha gravado mais de 100 composições e tocado em muitas gravações de outros músicos.
Em 1946, Tsitsanis regressou a Atenas, recomeçando a gravar e continuando a compor. Morreu no dia do seu sexagésimo nono aniversário, no Royal Brompton Hospital em Londres, após cirurgia a um pulmão. Teve direito a funerais nacionais e continua – hoje – a ser considerado uma lenda da música grega.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...