sábado, 21 de janeiro de 2017

21 DE JANEIRO - KONRAD BLOCH

EFEMÉRIDEKonrad Emil Bloch, bioquímico alemão, nasceu em Neisse no dia 21 de Janeiro de 1912. Morreu em Lexington, Massachusetts, em 15 de Outubro de 2000, vítima de insuficiência cardíaca. Foi agraciado com o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1964.
Estudou Química Orgânica na Universidade Técnica de Munique. Em 1934, devido às perseguições aos judeus levadas a cabo pelos nazis, fugiu para o Instituto de Investigação Suíço em Davos, antes de se mudar para os Estados Unidos, em 1936. Adquiriu a nacionalidade norte-americana em 1944.
Nos Estados Unidos, frequentou a Universidade de Columbia e completou um doutoramento em Bioquímica em 1938. Deu aulas na mesma universidade entre 1939 e 1946, assim como nas Universidades de Chicago e de Harvard. Nesta última, leccionou até 1982, ano em que se reformou.
Em 1964, partilhou com Feodor Lynen, o Nobel de Fisiologia ou Medicina, por descobertas relativas aos mecanismos da síntese do colesterol. Os dois cientistas, independentemente, contribuíram para o conhecimento do mecanismo intermediário da gordura e dos lípidos, o que foi decisivo no estudo das doenças circulatórias e, posteriormente, no tratamento da arteriosclerose.
K. Bloch foi também um dos primeiros cientistas a ter descoberto o papel importante do colesterol na formação das hormonas sexuais, descoberta que abriu o caminho à biossíntese de esteróides activos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...