domingo, 22 de janeiro de 2017

22 DE JANEIRO - STEVE PERRY

EFEMÉRIDESteve Perry, de seu verdadeiro nome Stephen Ray Perry, cantor e compositor musical norte-americano, nasceu em Hanford (Califórnia) em 22 de Janeiro de 1949. Foi vocalista da banda Journey de 1977 até 1996.
Steve, que tem ascendência portuguesa (os pais são dos Açores), tem sido muito elogiado e aclamado por ser um compositor, cantor e entertainer completo.
Aos 18 anos, mudou-se para Los Angeles correndo atrás do seu sonho de ser cantor. Começou por trabalhar como técnico de som e tocou em várias bandas locais como The Sullies e Ice and Pieces.
Em 1977, uma gravação privada da sua banda Alien Project chegou às mãos do manager Herbert, que procurava justamente um vocalista para o grupo Journey. A banda Alien Project foi entretanto dissolvida, quando um dos seus integrantes faleceu num acidente de automóvel. Herbert contactou então Steve e, em meados de 1977, ele tornou-se o vocalista dos Journey.
Passou a ser conhecido por “The Voice” (como Frank Sinatra, Whitney Houston e outros) pelos fãs, críticos e colegas, em virtude da sua voz forte, melodiosa e capaz de atingir notas altas com grande facilidade. Steve toca também guitarra, piano e bateria.
Entre 1977 e 1996, gravou vários álbuns com os Journey. Em 1985, participou num disco de apoio a artistas africanos (United Support of Artists for África), juntamente com um grupo de 44 artistas americanos, dirigido por Harry Belafonte, Kenny Rogers, Michael Jackson e Lionel Richie. “We Are The World” vendeu cerca de oito milhões de discos e recebeu o Grammy Award de canção do ano. Continua a ser a gravação de carácter humanitário mais vendida de todos os tempos.
Em 1996, Steve Perry deixou os Journey por não poder fazer uma tournée por razões de saúde. Em 1998, reapareceu em duas canções, na banda sonora do filme “Quest of Camelot”, ao lado de Bryan White. Desde aí, passou a ser produtor e a assinar diversas composições musicais e bandas sonoras para cinema. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...