terça-feira, 31 de janeiro de 2017

31 DE JANEIRO - HENRI DESGRANGE

EFEMÉRIDEHenri Antoine Desgrange, ciclista, director e jornalista desportivo francês, nasceu em Paris no dia 31 de Janeiro de 1865. Morreu em Beauvallon, em 16 de Agosto de 1940.
Bateu doze recordes mundiais de ciclismo, incluindo o da hora em pista com 35,325 km (Maio de 1893). Henri Desgrange foi também o primeiro organizador do Tour de France.
Henri Antoine estudou no Liceu Rollin e obteve o bacharelato com um ano de avanço. Licenciou-se em Direito aos 20 anos. Começou a sua vida profissional trabalhando num notário. Exerceu depois a advocacia, mas decidiu dedicar-se ao desporto, tanto ao nível da sua prática como também ao de organizador e dirigente. Em 1894, foi contratado como director desportivo pelo construtor de automóveis Adolphe Clément-Bayard.
Publicou dois ensaios : “La Tête et les jambes” (1894) e “Alphonse Marcaux” (1899).  Como jornalista, colaborou em diversas revistas: “La Bicyclette”, “Paris-Vélo” e “Le Journal de sports”.  
Em 1900, foi nomeado director e chefe de redacção de um novo diário desportivo, “L'Auto-Vélo”, que seria rebaptizado “L'Auto” três anos mais tarde.
Empresário, tornara-se também director do Velódromo do Parque dos Príncipes em 1897 e do Velódromo de Inverno em 1903. Em 1907, financiou o lançamento do diário cultural “Comœdia”.
Em 1917, com 52 anos, alistou-se para participar na Primeira Guerra Mundial. Continuou sempre a praticar desporto, sendo fundista em marcha e corredor de cross-country.
Organizou a primeira Volta a França e, até 1939, continuou a ser o seu organizador. A realização da prova foi então interrompida em virtude da Segunda Guerra Mundial.
Um monumento em sua memória foi erigido, por subscrição, em Galibier. O Prémio Henri Desgrange recompensa todos os anos, na Volta à França, o primeiro ciclista a passar no topo do cume de Galibier ou no cume mais alto da corrida se aquele não fizer parte do itinerário. 
Outro Prémio Henri Desgrange é igualmente atribuído ao jornalista ou artista francês que melhor tenha servido, no exercício da sua profissão, a causa desportiva.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...