quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

5 DE JANEIRO - MOMOFUKU ANDO

EFEMÉRIDEMomofuku Ando, empresário japonês, de seu nome original Gô Peh-hok, fundador/presidente da Nissin Food Products e inventor das massas instantâneas, morreu em Ikeda, no dia 5 de Janeiro de 2007. Nascera em Chiavi, na província de Taïwan (que fazia então parte do Império do Japão), em 5 de Março de 1910.
Órfão, cresceu ma cidade de Tainan na companhia dos seus avós, que tinham um pequeno armazém de têxteis. Aos 22 anos, inspirado no exemplo dos avós, abriu a sua própria empresa têxtil em Eirakuchô (Taipei).  
Depois da Segunda Guerra Mundial, tornou-se oficialmente cidadão japonês. Inscreveu-se na Universidade Ritsumeikan e, simultaneamente, com o dinheiro da sua herança, fundou uma pequena empresa familiar.  
Em 1948, foi condenado por fraude fiscal e esteve dois anos na prisão. Momofuku declarou ter fornecido bolsas de estudo a outros estudantes da sua universidade, o que era considerado na época um modo de fugir aos impostos. A sua empresa faliu, mas ele abriria uma nova que se tornou na Nissin Foods, sediada em Ikeda. Paras começar, produzia apenas sal.
Ao sair da guerra, o Japão lutava com falta de víveres. O Ministério da Saúde tentava encorajar a população a comer pão, feito de farinha de trigo fornecida pelos Estados Unidos.  
Momofuku Ando perguntou porque razão o Estado recomendava o consumo de pão, quando os japoneses estavam mais habituados às massas. O Ministério respondeu que os fabricantes de massas eram empresas pequenas e instáveis para satisfazer as necessidades da população. Ando decidiu então desenvolver ele próprio a produção de massas.
Em Agosto de 1958, com 48 anos, depois de meses de tentativas e falhanços, Momofuku anunciou que, finalmente, aperfeiçoara o seu método de “cozedura relâmpago” que levou à invenção do macarrão instantâneo. No começo, a sua invenção foi considerada uma alimentação de luxo, devido ao preço.
Em 1964, para promover esta indústria, fundou a Instant Food Industry Association, que fixava as normas para uma competição leal entre as empresas do ramo. Passou também a ser indicada nas embalagens a data da produção de cada produto.
Momofuku começou a vender “Cup Noodles” (massas em taça) em Setembro de 1971. Graças à baixa de preços, o negócio prosperou, sendo vendidas quantidades astronómicas já neste século. Bastava acrescentar água quente e a refeição estava pronta a comer.
Momofuku Ando recebeu várias condecorações prestigiosas do governo e do imperador japonês, entre as quais a Ordem do Sol Nascente 2ª classe (2002), que é a segunda condecoração mais importante atribuível a um civil japonês.
Morreu aos 96 anos, em consequência de um ataque cardíaco. Era casado e tinha três filhos. Dizia que a sua longevidade se ficava a dever à prática de golfe e ao consumo diário das suas famosas massas (chikin râmen).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...