sábado, 7 de janeiro de 2017

7 DE JANEIRO - CHARB

EFEMÉRIDECharb, de seu nome Stéphane Charbonnier, desenhador satírico e jornalista francês, morreu em Paris no dia 7 de Janeiro de 2015. Nascera em Conflans-Sainte-Honorine, em 21 de Agosto de 1967. Foi chefe de redacção do jornal satírico francês “Charlie Hebdo”, desde 2009 até à sua morte no atentado contra aquele semanário, onde começara a trabalhar em 1992.
Estudou no Colégio dos Louvais, em Pontoise, e publicou os seus primeiros desenhos no jornal escolar “Cause toujours”. Ingressou depois no Liceu Camille Pissarro, onde obteve o bacharelato (1987). Seguiu cursos de publicidade, que abandonou para se dedicar inteiramente ao desenho. Assinava já com o pseudónimo “Charb”. Os seus desenhos eram publicados por diversos jornais e foi também autor de vários livros e álbuns. 
A sua carreira foi marcada por desenhos com críticas aos governos, às religiões, ao racismo, etc. Maurice e Patapon são duas personagens habituais de Charb – Maurice é um cachorro bissexual e anarquista e Patapon é um gato assexual, fascista e ultra-capitalista, que gosta da morte e do sofrimento (dos outros).
Charb participava também no jornal “Mon Quotidien”, dedicado aos jovens de 10/14 anos. Esteve ligado ao Partido Comunista Francês. Em 2013, após a publicação das caricaturas do profeta Maomé, foi colocado na lista negra da Al-Qaeda.
Desde 2012, estava colocado sob protecção policial, após ter sido ameaçado de morte. O seu nome e o seu retrato figuraram, junto com outras oito pessoas, numa lista de personalidades «procuradas mortas ou vivas, por crimes contra o Islão», publicada em 2013 pela revista jihadista Inspire”.
Fez parte dos caricaturistas convidados para realizar desenhos humorísticos para a edição de 2011 do “Petit Larousse illustré”.
Em 7 de Janeiro de 2015, Charb foi uma das vítimas do atentado perpetrado contra o “Charlie Hebdo”. Entrando na sala onde se realizava a reunião da redacção, os terroristas asseguraram-se da sua presença chamando pelo seu nome. Foi o primeiro a ser abatido, antes de matarem um a um todos os outros redactores e desenhadores presentes.
A título póstumo, foram-lhe atribuídas em 31 de Dezembro de 2015 as insígnias de Cavaleiro da Legião de Honra

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...